O Núcleo de Artes e Letras de Fafe promove uma tertúlia literária de homenagem à poetisa fafense Soledade Summavielle, por ocasião dos 106 anos do seu nascimento (07/12/1907) e dos 50 anos sobre a publicação da sua primeira obra, “Sol Nocturno” (1963).
O evento tem por título “As Flores do meu Jardim” e realiza-se este sábado, dia 07 de Dezembro, no Club Fafense, a partir das 21h30, com um conjunto de actividades em que será evocada a vida e obra de Soledade Summavielle.
A sessão consta da leitura e declamação de poemas da autora, por Artur Coimbra, Carlos Afonso, Acácio Almeida, entre outros, a encenação da vida e da figura de Soledade, pela professora Orlanda Silva, entremeada por momentos musicais (piano e canto, flauta, clarinete e actuação do Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção do Prof. Tiago Ferreira).
O evento inclui ainda a apresentação de um documentário sobre a poetisa, por alunas da Escola Secundária, bem como de uma página na internet sobre Soledade Summavielle, da iniciativa da Biblioteca Municipal.
Soledade Summavielle foi cantora lírica e ceramista, mas seria na poesia que mais se salientaria a sua actividade artística. Publicou uma dezena de obras que a singularizam como uma das vozes mais fortes e sentimentais da poesia portuguesa.
A poetisa faleceu em Lisboa, onde viveu grande parte da sua vida, no dia 7 de Fevereiro de 2000.
Sem comentários:
Enviar um comentário