quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dirigente do NALF apresenta obra de estreia este sábado: "Fafe - Estudos de História Contemporânea"

Daniel Bastos, jovem historiador fafense e vice-presidente da direcção do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, apresenta no próximo sábado, 22 de Janeiro, às 21h30, no Teatro-Cinema de Fafe, o seu primeiro livro com o título “Fafe – Estudos de História Contemporânea”, cuja apresentação estará a cargo da Dra. Iva Delgado, Presidente da Fundação Humberto Delgado (seu pai), que assina igualmente o prefácio da obra.
Licenciado em História pela Universidade de Évora, onde foi colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UE) no âmbito de estudos de História Contemporânea Portuguesa, Daniel Bastos possui ainda um Curso de Cultura Teológica promovido pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.
A obra estrutura-se em seis capítulos basilares de grande interesse para o conhecimento do século XX fafense. Concretamente:

- As visitas do rei D. Carlos I ao município de Fafe em 1906 e 1907:análise e contexto político, económico e social
- O concelho de Fafe durante a Primeira República (1910-1926): actores, processo político e conjuntura socioeconómica
- A participação portuguesa na I Guerra Mundial. Reflexos políticos e sociais: o exemplo de Fafe

- As Eleições Presidenciais no Estado autoritário português. Processos e actores políticos no concelho de Fafe em 1949 e 1958

- Visitas de governantes do Estado Novo ao concelho de Fafe (1933-1974): economia, ideologia e política estadonovista num contexto local
- A Revolução de Abril entre 1974 e 1976 num contexto local: a transição política, partidos políticos, comícios e as primeiras eleições autárquicas democráticas em Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário