terça-feira, 5 de julho de 2011

NALF apresentou colectânea Palavras de Cristal

Mesa que presidiu ao evento
O Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF) realizou na passada sexta-feira à noite, dia 1 de Julho, no Auditório da Casa das Associações, nesta cidade, uma sessão cultural que serviu para a apresentação do livro Palavras de Cristal, colectânea de textos e imagens de diversos autores daquela associação cultural.
A sessão foi antecedida pela inauguração de uma apreciada exposição de pintura e desenho da artista local Belmira Guimarães, antiga dirigente e sócia há muitos anos do Núcleo de Artes e Letras.
A abrir a sessão, o presidente da direcção do NALF, Artur Coimbra, agradeceu a toda a assistência, em bom número e explicou a razão do evento se realizar naquele local, dizendo, nomeadamente, pretender “dar visibilidade a uma sala que tem boas potencialidades para servir as diversas associações que estão sedeadas no edifício e bem assim a cultura fafense”.

Aspecto da assistência

Agradeceu em especial aos colaboradores e artistas que quiseram colaborar na colectânea e manifestação a gratidão do Núcleo de Artes e Letras às instituições que apoiaram a edição da obra, concretamente, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Fafe, cujo presidente, José Mário Silva, integrou a mesa de honra, o mesmo acontecendo aos membros da direcção, Daniel Bastos, Carlos Afonso e João Artur Pinto.
Artur Coimbra sublinhou ainda as acções que estão previstas para este ano, designadamente uma oficina de escrita criativa, orientada pelo escritor Carlos Afonso, o lançamento de uma obra sobre a Primeira República em Fafe, com textos dos historiadores Artur Coimbra, Daniel Bastos e Artur Magalhães Leite e, eventualmente, um segundo curso de História Local.
Seguiu-se a leitura de poemas e excertos de ficção por parte dos colaboradores presentes na sessão: Acácio Almeida, António Almeida Mattos, Artur Coimbra, Artur Magalhães Leite, João Ricardo Lopes, Carlos Afonso, José Salgado Leite e Maria Arlete Gonçalves.
Além destes, colaboram em Palavras de Cristal, na poesia, Benedita Stingl, Pompeu Miguel Martins e Valdemar Gonçalves e na prosa ficcional os associados Catarina Ribeiro Noval, José Emídio Lopes e Tiago Magalhães.

João Ricardo Lopes lendo dois poemas

A obra, de 180 páginas e com capa de Carlos Santana, é enriquecida por ilustrações dos artistas Ana Stingl, Belmira Guimarães, Fina Rosa, Luís Gonzaga e Orlando Pompeu.


Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário