terça-feira, 4 de março de 2014

Núcleo de Artes e Letras de Fafe atribui o Prémio de Poesia Soledade Summavielle


 

A primeira edição do Prémio de Poesia Soledade Summavielle,  instituído pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, em parceria com a Editora Labirinto e que tem como propósito estimular a criação literária, bem como o aparecimento de novos autores, acaba de ser atribuído ao poeta Paulo Carreira pelo seu original “Árvore Genealógica”.
Analisados os dezasseis originais concorrentes, apresentados sob pseudónimo e com um mínimo de 30 poemas, o Júri deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio àquela obra, apresentada sob o pseudónimo “Ramos de Oliveira”, por se tratar de “uma obra de grande consistência, marcada pela riqueza poética, pela circularidade da memória, um exercício sobre a recordação, a vida, a família, os livros, evocando um espaço e um tempo do passado. A obra, com uma linguagem emotiva, de base telúrica, assume uma construção discursiva literária, ligada aos sentidos. Enfim, uma obra orgânica, assinalada pelo valor de cada poema integrado na grandeza do todo”.
O autor nasceu em 1965 e é morador na vila da Batalha, tendo já recebido diversos prémios literários, em poesia, romance e conto.
O júri deliberou ainda atribuir uma menção honrosa ao original com o título “Elogios. Elegias”, do escritor e poeta Cláudio Lima, residente em Braga, “pela novidade da construção literária apresentada, em torno de discursos de homenagem a grandes nomes da cultura e particularmente da literatura, numa linguagem original e que nos remete para um novo olhar sobre cada um dos autores referenciados”.
O júri integrou Artur Coimbra, em representação do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, a que preside; Carlos Afonso, escritor e professor na Escola Secundária, em representação da editora Labirinto e César Freitas, professor no Instituto de Estudos Superiores de Fafe, como personalidade de reconhecida competência na área literária, nos termos do regulamento.
De carácter bienal, este concurso destina-se a promover a escrita criativa, bem como lembrar e homenagear a poetisa fafense Soledade Summavielle e a Poesia, em geral. 
O Prémio tem o valor de 500€ e pressupõe ainda a edição da obra com a chancela da Editora Labirinto, a qual será apresentada oportunamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário