quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MEGAEXPOSIÇÃO DO ARTISTA ORLANDO POMPEU ESTÁ PATENTE EM TRÊS ESPAÇOS DE FAFE ATÉ 16/11

O consagrado artista fafense e prestigiado associado deste Núcleo de Artes e  Letras Orlando Pompeu tem patente até 16 de Novembro, na cidade natal, uma mega-exposição de pintura sob o título genérico "Pré-Textos In-Conscientes". São mais de cinquenta obras, a maior parte delas desconhecidas do público fafense, e que representam a evolução histórica do mais consagrado pintor deste concelho, com obra espalhada pelo mundo.
A obra está exposta em três espaços expositivos distintos.
Na Casa Municipal de Cultura está patente um núcleo expositivo de pinturas conceptuais, enquanto na Biblioteca Municipal se encontra uma mostra de pinturas gestuais e finalmente, o terceiro núcleo, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, com cerca de duas dezenas de pinturas conceptuais.
A cerimónia de inauguração ocorreu no passado dia 13, na Casa da Cultura, com a assistência de cerca de uma centena de pessoas, a maioria das quais exteriores ao concelho (Porto, Guimarães, Amarante, etc.) e algumas provenientes da vizinha Galiza. Em comum, o facto de serem amigas e admiradoras do “mestre” Orlando Pompeu.
Usou da palavra o próprio artista, que demonstrou a sua incontida satisfação pela inauguração da megaexposição, a maior algum dia realizada em Fafe e por tão expressiva presença de amigos. Agradeceu ainda todo o apoio que o actual presidente da Câmara, José Ribeiro, seu conterrâneo e amigo, lhe vem prodigalizando desde há três décadas, desde quando era vereador da cultura e altura em que a edilidade adquiriu duas obras “hiper-realistas” do artista, cujo produto lhe permitiu deslocar-se para Paris, onde aprendeu, viveu e expôs.
Por seu turno, o presidente José Ribeiro manifestou também o seu contentamento por tão eloquente exposição retrospectiva, de um artista cujo mérito se impôs no país e no estrangeiro. O autarca sublinhou que importa que Pompeu “regresse a Fafe”, para ser aqui tão conhecido e admirado, como é fora da cidade, referindo ainda que esta exposição, pelos convidados e admiradores que arrasta até Fafe, é também um factor de promoção do turismo cultural do concelho.
 
 
 
 
 
Orlando Pompeu nasceu a 24 de maio de 1956, na freguesia de Cepães – Fafe. Estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris. Nos anos 90 progrediu no seu percurso artístico ao ir trabalhar para os Estados Unidos da América, primeiramente, e depois, Japão. A sua obra consta em várias colecções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos da América, Japão e Dubai.
O artista é detentor de uma carreira de trinta anos bem como um currículo nacional e internacional ímpar...
Para mais informações, visite a página electrónica do autor: www.orlandopompeu.com.
 
HORÁRIOS DA EXPOSIÇÃO
A megaexposição vai manter-se patente, de segunda-feira a sábado, até 16 de Novembro, nos seguintes horários:
 
Casa Municipal de Cultura: Segunda a sexta-feira – 9h00-12h30; 14h00-17h30. Sábados: 14h00-17h30.
Biblioteca Municipal: Segunda a sexta-feira – 9h00-17h30. Sábados: 10h00-13h00; 14h00-17h30.
Salão Nobre do Teatro-Cinema: Segunda-feira a sábado: 14h00-17h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário